Porque são tão importantes para a nossa saúde?
Cada vez mais percebemos a importância de curar o nosso corpo através dos alimentos, mas para que tenhamos uma boa absorção de todos os nutrientes e minerais que vamos ingerir através dos alimentos ou dos complementos vindos dos nutracêuticos(post sobre isso em breve) precisamos cuidar da nossa flora intestinal!
É importante dizer que temos os prebióticos, os probióticos e hoje já temos os paraprobióticos. Os prebióticos vão alimentar as bactérias boas do nosso corpo, e podem ser encontrados naturalmente nas fibras alimentares por exemplo, nas folhas que consumimos ou também suplementando. Quando temos uma alimentação errada, com muitos industrializados, açúcar pode ser muito interessante fazer uso de suplementação de prébioticos para fomentar essas bactérias boas no nosso corpo. É um substrato para promover um ambiente favorável para as bactérias saudáveis. Já os probióticos, são microorganismos vivos, são importantes quando você tem uma desbiose ou seja um desequilíbrio da sua flora intestinal, que pode gerar uma imunidade mais baixa. Por incrível que pareça isso é mais do que comum hoje, quase todo mundo tem uma flora intestinal desequilibrada em algum momento.
Resumindo, para facilitar, os prebióticos são fibras que nutrem as bactérias boas, probióticas, e os probióticos são essas bactérias benéficas para o nosso corpo. Quando você tem uma inflamação mais aguda hoje temos no mercado os paraprobióticos. Que são fragmentos de cepas mortas(diferente dos probióticos que são os microorganismos vivos). Que prepara o “solo” para a entrada dos probióticos.
É muito importante nosso intestino estar saudável tanto para a nossa imunidade, funcionamento do nosso corpo, metabolismo, como também para melhorar a capacidade de absorção de nutrientes. Também é muito importante entender a personalização desse tratamento, hoje temos muitos probióticos no mercado mas é importante saber exatamente qual é o melhor para você e também entender a importancia da variação de cepas diferentes.