Que raiva!! E agora?

QUE RAIVA!!! E agora?? 
As vezes dá uma raiva, mas… eu não quero sentir essa raiva toda. E, então, o que eu faço?
O que é a raiva? Diferentemente de outros sentimentos aprendidos com a socialização (como a culpa e a vergonha), a raiva é uma das cinco emoções inatas ao ser humano. 
Trata-se de um mecanismo de proteção e aparece como resposta às situações que nos sentimos violados, agredidos e/ou quando encontramos barreiras para alcançar um determinado objetivo.
A raiva pode ser facilmente identificada em uma criança com alguns sinais universais, como o franzir da testa e o cerrar os punhos. Em adolescentes e adultos, isso ja se torna mais complexo, pois aprendemos a conter e inibir essa emoção.  Inadvertidamente, a raiva é associada à agressividade e por isso se tornou alvo de censura em nossa sociedade. Desde pequenos somos incentivados a evitar e reprimir essa emoção primária. Infelizmente, não ha espaço para a raiva!
Mas o que acontece quando não nos apropriamos conscientemente das nossas emoções e sentimentos? Certamente seremos tomados por isso no futuro. 
Nosso desafio, portanto, é aprender a IDENTIFICAR a raiva, e também nos permitir SENTIR e EXPRESSAR de forma construtiva em nossas relações. 
Os nossos sentimentos e emoções podem ser reprimidos, contidos ou manifestos. O que você faz com os seus? 

FERNANDA SODRÉ- PSICOLÓGA CLÍNICA

Deixe um comentário

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a usar este site, assumiremos que concorda com nossa Política de Privacidade.